quarta-feira, 2 de abril de 2008

Mapinguary, Geografia e Índios

Hoje, eu estava assistindo um episódio de Destination Truth, um programa que investiga certas lendas do mundo inteiro e o episódio de hoje falava sobre o Mapinguary da Amazônia.

E, para variar, eles começaram a falar que o Brasil aquele lugar onde tem mulheres bonitas (e aparece uma "mulata" fantasiada sambando), praias (aparece o RJ) e festas sem fim (??) também tem uma criatura mitológica, ou algo assim, não lembro direito. Até aí, tudo bem, certo? Eu já fiquei acostumada com esses estereótipos daqui.

Mas então, começou a parte engraçada do programa:
Primeiro que eles disseram que saíram da Califórnia e foram direto para a São Paulo, a capital do Brasil (!!). Hehehe
Ok! Essa foi demais!! Depois disso, eu comecei a rir sem parar e toda a seriedade do programa foi por água abaixo.
Chegando em São Paulo, eles escolheram um lugar que quase não tinha asfalto e civilização para conversar com "o" doutor-especialista-de-mapinguary. Eles devem ter andando bastante para achar um lugar assim... Ou pensando melhor, devem ter feito isso perto do aeroporto de Guarulhos mesmo para não perderem muito tempo, afinal lá perto tem aquele Parque do Tietê.
Depois eles foram para Rio Bronco, Acre. Isso mesmo: Rio Bronco! Dá para imaginar?? Hehehe

É toda uma nova geografia que eu estou aprendendo aqui! E eu achando que só aprenderia inglês...

A melhor parte foi que eles tiveram que comprar os índios para eles darem a informação e algumas canoas para os caras, mas nada que alguns ipods, malas e algumas muambas não resolvessem.

Não por nada, mas essa é a primeira vez que eu vejo o povo do lugar vender as coisas assim, e eu sempre assisto esse programa. É, como diz um amigo meu, os índios de hoje em dia não são mais os mesmos...

Um comentário:

disse...

Que absurdo, VanVan!!!

Aqui na França as pessoas conhecem um pouquinho melhor o Brasil que os americanos. Em geral eles sabem que a capital é Brasilia (ou que pelo menos NAO é SP nem RJ) e sabem que nao falamos espanhol.

Mas os estereotipos também existem: carnaval, futebol, praia... E agora o novo estereotipo, que não deixa de ser um pouco verdade, é a cirurgia plastica. Varios franceses ja' me perguntaram se é verdade mesmo que todo mundo faz plastica.

Mas o que mais me irrita mesmo é que eles acham que no Brasil as mulheres são faceis. Tem muita mulher facil mesmo, isso é verdade, mas não da' para generalizar, né? :-(

Beijos,