Só para esclarecer algo que estão todos (ou quase todos me perguntando), eu vou comentar como estou vendo a crise aqui de dentro. E deixando bem claro que eu não sou economista e não entendo nada disso, posso estar completamente enganada, mas só vou dizer o que eu vejo.
Existe gente perdendo dinheiro, existe. Existe gente que perdendo a casa, existe. Mas, na minha opinião, sem desmerecer o sofrimento de ninguém, as coisas não estão tão feias assim.
Vejamos: Ao passo que tinha um monte, mas um monte mesmo, de pessoas pagando uma hipoteca surreal de cara pelas casas, hoje em dia eles podem negociar, já que alguns bancos estão preferindo receber alguma coisa do que não receber nada. E para aqueles que não querem fazer isso, podem sair de casa e pagar um aluguel mais barato que a hipoteca, já que não iam pagar a hipoteca, e o banco ia tomar a casa mesmo. Já vi pessoas fazendo qualquer um dos dois.
E a crise na bolsa? Bom, uma coisa é verdade, dificilmente alguém vai ficar pobre e morrer de fome porque perdeu dinheiro na bolsa, já que a maioria não tira o seu sustento daí. E como muitos economistas já disseram: se você conseguir segurar um pouco, as coisas vão voltar ao normal.
Aos que perderam emprego porque algum banco quebrou, aposto que conseguirão um outro emprego logo, logo. Inclusive, algumas pessoas receberam proposta de emprego na porta de um banco que quebrou.
Claro que esse não é o melhor dos mundos, mas se pensarmos bem, isso aconteceria mais cedo ou mais tarde. O mercado imobiliário, tido como o pivot dessa crise, estava super inflacionado. Uma hora alguém iria perceber que os imóveis não estavam valendo tanto assim.
E, depois, e aí estão os meus five cents, de vez em quando, uns chacoalhões como esses fazem os fracos caírem e somente os mais fortes continuarem.
É, mais uma vez, a lei da seleção natural agindo no mundo.
Putz! Esse post não ficou engraçado! Para resolver isso:
Entraram no bar: Joaquim, Manoel...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Boa observação...
Você disse, subliminarmente, disse algo que é verdade. A Crise não é para todos. E mesmo na crise ainda há uma enorme oportunidade, para quem tem uma graninha guardada....rsrs
Postar um comentário